Publicado em 12/08/2012 às 14:30, Atualizado em 27/07/2016 às 11:23

Brasil perde dois match points, leva virada incrível, perde da Rússia e fica com a prata

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, ESPN

O milagre das mulheres não foi repetido pelos homens. De forma dramática, na manhã deste domingo, a seleção masculina de vôlei chegou a estar dois sets à frente, ter dois match points a favor, mas cedeu a virada para a Rússia e acabou com a medalha de prata. No feminino, foi justamente contra a Rússia, nas quartas de final, que o Brasil começou a caminhada rumo ao ouro após salvar seis match points e virar um jogo perdido. Na final, sábado, virada sobre os EUA, que haviam vencido o Brasil na primeira fase. No masculino, tudo ao contrário. A seleção de Bernardinho havia atropelado a Rússia na fase de grupos (3 a 0), mas perdeu na decisão para o mesmo rival em partida que parecia ganha.Não faltou drama na decisão. O Brasil começou atropelando nos dois primeiros sets, furando o alto bloqueio russo e dominando o marcador. No terceiro set, no entanto, uma mudança no time russo acabou pesando contra a seleção brasileira. O técnico Alekno colocou o central Murseskyi para jogar de oposto e o atacante, que estava completamente marcado no meio-de-rede nos dois primeiros sets, tornou-se o maior pontuador da Rússia no terceiro e comandou o início da virada que estava por vir. O Brasil até chegou a ter três pontos de vantagem (19-16), mas viu os russos encostarem e desperdiçou dois match points no 24-23 e no 25-24.

Com Dante no banco, com dores no joelho, e Giba na quadra, o Brasil foi atropelado no quarto set e precisou jogar o tie-break. O desempate, com Dante no sacrifício de volta à quadra, foi liderado pelos russos desde o início até o ponto final. As parciais foram de 19-25, 20-25, 29-27, 25-22 e 15-9.
Com a derrota, o Brasil fica com a segunda prata olímpica seguida no vôlei masculino. O Brasil perdeu a chance de repetir um feito realizado apenas pela União Soviética (antecessora da Rússia) no México-1968 e em Moscou-1980 (os Jogos do boicote ocidental), quando o mesmo país saiu dos Jogos Olímpicos com medalhas de ouro tanto no vôlei masculino quanto no feminino.