Buscar

08/04/2017 às 15:00, Atualizado em 08/04/2017 às 15:05

Vazamento de amônia foi causado por falha na Casa de Máquinas do JBS

O acidente ocorreu na tarde de quinta-feira (6), na unidade II do frigorífico JBS.

Cb image default
Ministério Público abriu inquérito para apurar causas do acidente. (Foto: MPT/MS).

O vazamento de amônia em um frigorífico do JBS em Campo Grande nesta semana, foi causado por uma falha na bomba do sistema de congelamento da Casa de Máquinas. O incidente contaminou dezenas de funcionários, que precisaram de atendimento médico.

Segundo informações do MPT/MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, que instaurou inquérito civil para apurar as razões e as consequências do vazamento de amônia, houve um rompimento da carcaça de uma bomba do sistema de congelamento.

O acidente ocorreu na tarde de quinta-feira (6), na unidade II do frigorífico JBS, na zona rural de Campo Grande. O Ministério também quer saber se houve descumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho.

O procurador do Trabalho Celso Henrique Rodrigues Fortes esteve no local acompanhado de perito do MPT e demais autoridades. Segundo a entidade, em seguida do vazamento os alarmes foram acionados, resultando na evacuação dos setores de produção.

De acordo com a nota do MPT, a amônia passou a ser eliminada pelo sistema de exaustão contínua para fora da unidade. O gás se espalhou rapidamente, por conta da ventilação no local. “Muitos funcionários correram na direção em que o vento arrastava a amônia. Esse gás, quando inalado, afeta o sistema respiratório e compromete a saúde dos trabalhadores”, observou Celso Fortes. A unidade II do frigorífico JBS emprega cerca de 1,2 mil pessoas.

O Ministério Público do Trabalho vai avaliar relatórios e laudos técnicos pelos órgãos que compareceram ao local do acidente. Será analisada, por exemplo, a existência de Plano de Resposta a Emergências, previsto na Norma Regulamentadora nº 36, e de Plano de Manutenção de Máquinas e de Equipamentos, estabelecido na Norma Regulamentadora nº 12.

A empresa terá 10 dias úteis para se manifestar sobre o acidente, a contar da notificação, apontando as providências adotadas em relação ao vazamento.

O JBS é recorrente nesse tipo de situação. Só em 2017 esse é o segundo inquérito instaurado pelo MPT/MS sobre vazamento de amônia. Em fevereiro, foi aberto um procedimento depois de problema semelhante no frigorífico Marfrig, em Bataguassu, que motivou a intoxicação de 21 funcionários.

Outro lado - Por meio de nota, a empresa disse que o vazamento foi rapidamente controlado e, por precaução, a unidade foi imediatamente evacuada. Ainda segundo a empresa, alguns colaboradores foram encaminhados aos postos de saúde locais, mas todos estavam fora de risco.

“A JBS informa ainda que as causas do ocorrido estão sendo apuradas pela empresa. As operações estão temporariamente suspensas até que o local seja liberado pelo Corpo de Bombeiros”, afirmou a empresa.

Com informações do Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.