Publicado em 22/01/2022 às 09:02, Atualizado em 22/01/2022 às 11:45
Prefeituras vão avaliar em abril se serão necessários protocolos de biossegurança
As prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo anunciaram no fim da tarde desta sexta-feira (21) o adiamento dos desfiles das escolas de samba de fevereiro para a semana do feriado de Tiradentes, em abril. Segundo a CNN Brasil, o Carnaval de rua continua suspenso.
A decisão foi tomada em reunião com representantes das duas maiores metrópoles do Brasil. O motivo é a nova onda da pandemia de covid-19 e também a epidemia de gripe (Influenza “A” H3N2”).
“Desde o início o combinado é que tomaríamos uma decisão conjunta. Não terá cenário diferente no Rio de Janeiro e em São Paulo. A reunião de hoje vai servir pra que a vigilância das cidades nos passe um monitoramento da situação hoje. É uma reunião de trabalho”, declarou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).
O secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, disse que é uma decisão difícil, mas que “não há condições sanitárias para a realização do Carnaval na data prevista. Abril é muito mais seguro, é difícil que a variante Ômicron avance até lá. Não há possibilidade de fazer Carnaval a qualquer custo”.
As secretarias de Saúde ainda vão definir, com base na situação epidemiológica do período próximo à nova data do Carnaval, se será necessário protocolo ou não. “Jamais ficaríamos felizes em colocar as pessoas em risco”, disse Sidnei Carrioulo, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.