Buscar

21/09/2023 às 10:00, Atualizado em 20/09/2023 às 22:41

Onda de calor: Inmet emite alerta vermelho de grande perigo para o MS e mais oito estados

Válido até o domingo, às 18h, o alerta vermelho é emitido quando um fenômeno meteorológico é de intensidade excepcional.

Cb image default
Divulgação

O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aumentar, nesta quarta-feira (20), o nível do alerta e colocar mais estados sob um aviso de "grande perigo" por causa das temperaturas acima da média.

A onda de calor começou na segunda-feira (17) e deve ter o ápice neste fim de semana, com tendência de ainda afetar regiões do interior na próxima semana. Em algumas localidades, são previstas marcas na casa dos 43°C.

O mais recente alerta do Inmet é da categoria "vermelho", que significa "grande perigo". Ao todo, são nove estados sob o alerta, conforme o Portal g1:

Minas Gerais (MG)

Paraná (PR)

Rio de Janeiro (RJ)

São Paulo (SP)

Mato Grosso (MT)

Pará (PA)

Goiás (GO)

Mato Grosso do Sul (MS)

Tocantins (TO)

O alerta é válido até as 18h de domingo. De modo geral, um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de "intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana".

Antes do alerta vermelho, estava em vigor um aviso meteorológico de nível laranja (que significa perigo). Ele estava válido para sete estados: TO, SP, PR, MT, MS, MG e GO.

Os comunicados do Inmet ocorrem quando o Centro-Sul do país vive uma onda de calor atípica. Ela vai chegar ao ápice, com prováveis recordes, no fim de semana. A elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.

Cuidados básicos

O calor excessivo diminui a umidade relativa do ar, o que pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O órgão orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades física, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.

Umidificador ameniza efeitos do tempo seco, mas uso exige cautela

Tempo seco pode agravar quadros respiratórios

Tempo seco pode agravar quadros respiratórios; veja dicas para enfrentar a baixa umidade

Tempo seco pode agravar quadros respiratórios; veja dicas para enfrentar a baixa umidade

Previsão da onda de calor

Os meteorologistas indicam que, no Rio Grande do Sul, os temporais persistem até o fim de semana, e o ápice da onda de calor no Centro-Sul do país está prevista para o mesmo período, entre sexta-feira (22) e domingo (24).

"O período muito quente deve se estender pela primeira semana da primavera e algumas áreas pelo interior do Brasil podem até conviver com temperaturas muito altas até quase o fim de setembro", afirma a Climatempo.

De acordo com a Climatempo, temperaturas iguais ou acima dos 40°C serão registradas, "por vários dias", em áreas como:

norte do Paraná;

oeste e norte de São Paulo;

oeste de Minas Gerais (incluindo o Triângulo Mineiro);

Mato Grosso;

Mato Grosso do Sul;

Goiás;

oeste da Bahia;

interior do Maranhão;

interior do Piauí;

Tocantins;

sul/leste do Pará; e

Rondônia.

"É preciso ter em mente que fazer 40°C em setembro no Centro-Oeste, Norte e interior do Nordeste é comum, não é nada demais. Mas, falar em 42°C, 43°C, 44°C, aí já é algo realmente especial, fora do comum", afirma nota da Climatempo.

No acompanhamento da MetSul, há previsão de marcas ainda mais severas. "Em pontos isolados do Centro-Oeste e da Região Sudeste, os modelos numéricos chegam a projetar marcas ainda mais altas como 43ºC a 45ºC no final desta semana e durante o próximo fim de semana, em particular no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no interior de São Paulo", afirmou, em nota, a meteorologista Estael Sias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.