Buscar

16/09/2016 às 09:02, Atualizado em 16/09/2016 às 10:33

NOVA ANDRADINA: Trabalhadores em Educação decidem paralisar atividades no dia 22

Simted pretende levar outras categorias de servidores públicos para a passeata nas ruas centrais de Nova Andradina, a partir das 9 horas

Cb image default

Professores de Nova Andradina durante a assembleia realizada ontem

Foto - Divulgação

Assembleia geral realizada nesta quinta-feira (15), na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Nova Andradina (Simted NA), decidiu paralisar as atividades nas escolas da rede estadual na próxima quinta, dia 22 de setembro.

O objetivo é mobilizar servidores públicos da educação, incluindo as universidades estaduais e federais (IFMS e UEMS), saúde, polícia militar, bancários, servidores do INSS, sindicalistas e movimentos sociais para a luta contra a retirada de direitos da classe trabalhadora, congelamento de gastos públicos por 20 anos, entre outras propostas pelo Governo de Michel Temer como a PEC 241, PLP 257, privatização do pré-sal e a lei da mordaça.

O movimento é liderado pela Federação dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso do Sul. Cada um dos municípios que compõe a federação tem autonomia para decidir como será a sua forma de mobilização.

Em Nova Andradina foi decidido que os profissionais da educação vão cruzar os braços nesta quinta-feira, dia 22. Dois eventos estão programados para acontecer nesta data. No período diurno, os trabalhadores vão para as ruas com panfletos, carro de som, faixas e cartazes para chamar a atenção da sociedade com relação aos projetos de lei que estão no Congresso Nacional para serem votados e que podem significar a perda de direitos trabalhistas conquistados. Um jornal também será distribuído durante a passeata e nas escolas públicas para explicar os motivos do ato público. Servidores de outras áreas serão convidados a se juntar à manifestação.

Segundo Edson Granato, presidente do Simted, “a ideia é dar uma aula para a sociedade. Muitos desconhecem os projetos que serão votados, não têm noção de como serão afetados diretamente. Como educadores temos essa responsabilidade de tomar a frente e lutar para que os direitos conquistados com muita luta não sejam perdidos pelos trabalhadores. O momento é de unir forças”, defendeu.

No período da tarde, às 14 horas, o Simted pretende reunir os cinco candidatos a prefeito para falar à categoria sobre as propostas de cada partido na área da educação. A ideia é que cada candidato tenha de 15 a 20 minutos para falar sobre seu plano de governo neste setor, em específico. Depois responderá a perguntas e dúvidas da plateia, formada exclusivamente por educadores, por mais 15 minutos. As regras serão enviadas para todos os participantes juntamente com o convite, com data, hora e local definidos.

Granato ressalta que uma carta de compromisso foi enviada para os candidatos elencando as demandas e os gargalos da educação municipal. Nesta data, eles deverão trazer este documento assinado em que se comprometem a colocar em prática durante os quatro anos de mandato as solicitações da categoria. “Não será um debate. O propósito é que cada candidato fale sobre suas propostas para a educação e que professores e administrativos tenham a oportunidade de conhecer melhor os planos de cada um, para fazer uma escolha consciente do seu voto”, declara o presidente do Simted.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.