Buscar

11/04/2023 às 08:30, Atualizado em 10/04/2023 às 20:51

NOVA ANDRADINA: Conselho Municipal de Saúde realiza abertura de urna da ouvidoria do Hospital Regional

Urnas foram abertas em reunião com secretário de saúde, ouvidoria, auditores e conselho municipal de saúde

Cb image default
Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (10), urna com avaliações dos pacientes do Hospital Regional foi aberta pelo conselheiro de saúde Jaeme Dantas, juntamente com Hernandes Ortiz, secretário de saúde, Ana Paula Mazuti e Sandra Menezes, auditoras em saúde, e Dianiely Della Valentina, ouvidora do Hospital Regional,

Realizada trimestralmente, a abertura da urna da recepção é atribuição exclusiva do Conselho de Saúde e auditores do município. A ação visa avaliar déficits, denúncias, pontos positivos e elogios voltados ao atendimento e estrutura do hospital. Conforme apuração dos formulários, o principal ponto mencionado foi a demora nos atendimentos, problema recorrente do Hospital Regional.

Segundo dados do sistema e-Rui, o mês de março contou com 6.556 atendimentos médicos. Destes números, 3.520 consultas foram classificadas com a cor azul, que indica o atendimento não prioritário e com baixo grau de risco. Já na cor verde, indicada para atendimentos prioritários, como gestantes, crianças, idosos, autistas, entre outros, foram contabilizados 2.860 pacientes. Para as classificações amarela e vermelha, que indicam casos de urgência e emergência, foram 159 e 17 atendimentos, respectivamente.

Márcio Pegoraro, diretor do Hospital Regional, explica que o grande fluxo de atendimentos de classificação azul é derivado da não procura pela unidade de Estratégia de Saúde Família do paciente. Na maioria dos casos, pacientes desta faixa de risco possuem problemas de baixíssima complexidade, sendo que o atendimento deve ser realizado na ESF, evitando a ida ao hospital. Ainda, Márcio explica que o encaminhamento correto evita atrasos: “A classificação de risco azul é indicada aos pequenos casos, como dor de cabeça, diarreia, dores musculares e afins. O atendimento na ESF é efetivo, além de orientar o paciente para a realização de exames e outros procedimentos”, explica o diretor.

Apesar da grande quantidade de formulários com críticas ao tempo de espera, diversas avaliações foram positivas, como a de um paciente que não se identificou, mas pontuou a qualidade no atendimento obtido: “Nada a reclamar! Gostaria apenas de agradecer a eficiência, atendimento, limpeza e a todos os profissionais que me atenderam!”, relata o usuário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.