Buscar

12/10/2016 às 19:30, Atualizado em 12/10/2016 às 20:11

Horário de verão traz ganho de R$ 147 milhões

Os estados do Norte e Nordeste não têm horário de verão.

Cb image default
Divulgação

O horário de verão começa no próximo domingo (16). O sul-mato-grossense deve adiantar o relógio em uma hora. Com a mudança, o sistema elétrico terá um ganho equivalente a R$ 147,5 milhões.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o valor representa o custo evitado em despacho de usinas térmicas, por questões de segurança elétrica, e atendimento à ponta de carga no período de vigência do Horário de Verão.

O horário começa em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso. Os estados do Norte e Nordeste não têm horário de verão, pois estão próximos da região da linha do Equador.

Um dos principais benefícios é o aumento da segurança operacional, da diminuição dos carregamentos na rede de transmissão. O horário de verão oferece flexibilidade para a realização de manutenções e redução de cortes de carga em situações de emergência no sistema elétrico, também há redução dos custos de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Conteúdo - Capitalnews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.