Buscar

02/04/2017 às 07:30, Atualizado em 01/04/2017 às 19:58

Com lápis, papel e talento jovem de Nova Andradina transforma fotos em desenhos realistas

José Augusto começou a desenhar há 9 anos e sonha em viver da arte.

Cb image default
Divulgação

Um lápis, um papel e muito talento se transformam em desenhos ultra realistas nas mãos do desenhista José Augusto Santana, 21 anos, que a partir de fotografias recria as imagens no papel. Em nove anos de dedicação ao desenho, o jovem artista começa a colher os frutos do trabalho, com exposições realizadas e reconhecimento, além da realização pessoal de trabalhar com o que gosta.

O interesse pelo desenho começou na escola. José Augusto conta que sempre gostou de desenhos, mas foi aos 12 anos que "se apaixonou de vez", ao entrar em um curso oferecido pela Prefeitura de Nova Andradina, cidade onde nasceu e mora.

Retratos escolhidos para reprodução são, em maioria, de artistas, como atores e músicos, e jogadores de futebol. Imagens são retiradas da internet e trabalho para passar para o papel chega a levar 10 dias, dependendo do tamanho e quantidade de detalhes.

"O desenho realista começa primeiro através da mente para depois passar para o papel. Eu vejo a foto e já penso como fazer e sei se vai demorar uma semana, 50 horas, 70 horas" disse, explicando que um desenho em tamanho A3 costuma demorar quatro dias para ser finalizado, enquanto no tamanho A4 pode chegar a 10 dias.

Desenho realista do jogador Neymar (Foto: Reprodução / Facebook)

Mais do que um trabalho, para ele desenhar é uma paixão e "a coisa que mais gosta de fazer na vida".

“Se eu ficar um dia sem desenhar me dá uma agonia, porque pra mim já é de sangue. São 12 horas por dia, de domingo a domingo dedicados ao desenho”, explicou.

Apesar de fazer por amor, o artista também sonha em ser reconhecido e poder viver do trabalho. No ano passado, duas exposições em Nova Andradina deram início ao que ele chama de realização.

"A arte mudou a minha vida, eu tive que correr atrás porque são poucos que dão valor, tive que abrir mão de algumas coisas, mas estou feliz porque estou vivendo uma vida que sonhei desde criança. Fazer o que se gosta é fácil, decidir viver do que se gosta é difícil, mas o importante é focar porque tudo tem seu tempo. O importante é ter fé e fazer por amor".

Neste ano, outra exposição está engatilhada em Campo Grande e artista também espera que seus trabalhos cheguem a um de seus ídolos, o jogador de futebol Neymar.

"Quero morar em local que seja ponto de oportunidade, onde eu possa respirar arte, fazer uma faculdade focada em arte realista, desenhar, trabalhar, fazer exposição e ser artista de sucesso, fazer minha arte sem pisar em ninguém", elencou José Augusto como algum de seus objetivos futuros.

INÍCIO

Quando cursava o ensino fundamental, José Augusto não se interessava muito pelos estudos e, por conta de uma rebeldia, foi levado a sala da direção, onde diretora o questionou sobre seus sonhos, ao que ele respondeu que não tinha.

Mulher então entregou a ele uma folha de papel, pediu que escrevesse o que lhe viesse a cabeça e saiu. Quando retornou, no papel estava reproduzido em desenho todo o ambiente da sala da diretoria.

Impressionada com o talento do aluno, mulher conversou com a mãe de José Augusto e o inscreveu no curso.

Foram dois na formação, até que aos 14 anos ele atingiu o limite de idade permitido para continuar no local. Com algumas técnicas aprendidas e o amor a arte cada vez maior, José Augusto buscou outras formas de continuar aprimorando seus trabalhos.

No início, os desenhos eram reproduções de animes e mangás, como Naruto e Ben 10.

"Comecei com desenhos normais, em preto e branco, mas sempre almejo mais e busquei desafios. Passei a desenhar carros, coisas da televisão e me direcionei ao realismo, com fotos de filmes e pessoas e foram anos para aprender, mas me foquei", explicou.

No fim do curso, artista continuou a buscar novas formas de aprender e aprimorar as técnicas.

“Comecei a aprender técnicas pela internet, procurei alguns artistas e me aprimorei. Dos 14 aos 16 anos fui desenhando sozinho, pesquisando e conversando com artistas”, disse.

Como a arte não garantia retorno financeiro, o jovem precisou trabalhar, até mesmo para bancar os materiais usados. Dessa forma, rotina passou a ser trabalho em empresa de terraplanagem durante a manhã e tarde, estudos a noite e a madrugada era ocupada com os desenhos.

Hoje, além das reproduções de fotografias de artistas, José Augusto também aceita encomendas de pessoas que queiram ter uma imagem transformada em desenho realista, o que o permite trabalhar apenas com os desenhos.

Porém, como retorno financeiro não é alto e custo dos materiais é elevado, devido a maioria serem importados, artista busca patrocinador interessado em financiar o trabalho.

INSPIRAÇÃO

Dedicado a aprender cada vez mais, José Augusto se inspira em artistas brasileiros renomados, entre eles, Charles Laveso, desenhista e professor de desenhos realistas há mais de 20 anos; Alexandre Porto, que também usa a técnica realista; Fábio Rangel, desenhista que também trabalha com vídeo aulas onde compartilha suas técnicas; Rafael William, professor de artes especialista em desenho realista e

Um dos ídolos mundialmente reconhecidos e que o inspira é Diogo Fazio, desenhista italiano que também desenvolve a técnica de fotorrealismo.

Fora do mundo da ilustração e desenho, inspiração de vida para o artista é o jogador de futebol Neymar.

“O Neymar é um ponto de inspiração pra mim, porque ele começou do zero e chegou onde chegou, o que mostra que se você foca, você alcança. Eu sou desenhista e estou buscando meu espaço e se eu focar, vou longe”, disse.

ENCOMENDAS

Quem desejar conhecer mais sobre o trabalho de José Augusto, pode conferir seus desenhos em sua página no Facebook, com o nome José Desenhos.

Encomendas de desenhos realistas podem ser feitas pelo telefone (67) 9 9615-3975 ou pelo WhatsApp (67) 9 9853-4631. Pedidos podem ser tanto de fotografias pessoais ou de artistas e preços variam de acordo com o tamanho e detalhes da imagem.

Conteúdo - Correio do Estado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.