Buscar

12/10/2023 às 11:30, Atualizado em 12/10/2023 às 11:29

Aparecida não se chama Aparecida do Norte; entenda confusão com o nome da cidade

Destino turístico, cidade no Vale do Paraíba atrai milhões de visitantes anualmente por causa do Santuário que leva o nome da santa considerada a padroeira do país.

Cb image default
Santuário Nacional de Aparecida tem fachada com mosaico gigante que retrata cenas bíblicas — Foto: Gustavo Marcelino

Destino turístico religioso famoso no país todo por causa do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a cidade que leva o nome da santa da igreja católica não se chama Aparecida do Norte, como muito se fala.

Oficialmente, a cidade localizada no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, chama-se apenas Aparecida — mesmo. O complemento "do norte", que faz muitas pessoas acharem ser este o nome oficial da cidade, tem origem na instalação da ferrovia entre São Paulo e Rio de Janeiro, que passa pela cidade e começou suas operações em 1877, como explicado pelo site da prefeitura.

A princípio, a ferrovia era chamada de Estrada de Ferro do Norte. E, como explica a prefeitura, Dom Pedro II pediu para que fosse construída a "Estação de Aparecida".

Além da ferrovia, a localização "ao norte" da capital São Paulo, de onde partiam os visitantes rumo ao Rio de Janeiro, também ajudou a reforçar o nome "Aparecida do Norte". É o que explicou José Felício Goussain Murade, pesquisador da cultura popular e professor de comunicação na Universidade de Taubaté (SP), em entrevista ao g1 Vale do Paraíba em 2017.

"Aparecida passou a ser chamada popularmente de Aparecida do Norte por causa da antiga estação de trem entre São Paulo e Rio de Janeiro. O embarque de passageiros na capital paulista tinha como destino o Rio de Janeiro, mais ao norte do país do que São Paulo. E esse trajeto passava por Aparecida. Daí veio o nome 'Aparecida do Norte', que ia sentido norte", disse ele na época.

Um outro empurrão para o apelido foi a música "Aparecida do Norte" nas vozes da dupla Tonico & Tinoco, como explica o site da prefeitura.

Nossa Senhora Aparecida é considerada a santa padroeira do Brasil e sua data é celebrada em 12 de outubro, feriado nacional e mesmo dia em que se comemora o dia das crianças.

A população da cidade de Aparecida chegou a 32.569 pessoas no Censo de 2022. As visitas ao santuário, principal atração da cidade, voltaram a crescer no ano passado, após dois anos em baixa por causa da pandemia de Covid.

Nova atração

Para 2023, uma outra atração promete movimentar o turismo na cidade: uma estátua de 50 metros da santa. A inauguração do monumento, que é 12 metros maior do que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, aconteceu no último o sábado (7).

A estátua fica no bairro Itaguaçu em um espaço aberto para visitação das 6h às 23h e a entrada é gratuita. A região onde o monumento foi colocado fica a cerca de três quilômetros distante do Santuário Nacional de Aparecida.

Com informações do Portal G1

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.