Publicado em 08/05/2017 às 15:00, Atualizado em 08/05/2017 às 14:50

1ª Feira da Saúde leva serviços e orientações a centenas de pessoas em Nova Andradina

A Feira garantiu à população dezenas de serviços, desde a prevenção de doenças, conscientização, exames e atividades de promoção à saúde, como a aferição de pressão arterial.

Redação,
Cb image default
Foto: João Claudio

A 1ª Feira da Saúde movimentou a Praça “Quenenciano Cecílio de Lima”, popularmente conhecida como Praça da Luzes, durante toda manhã de sábado (06), com atividades e atendimentos que iniciaram às 8h e muitos desses só encerraram depois das 13h, com serviços gratuitos que atingiram mais de 500 usuários.

A Feira garantiu à população dezenas de serviços, desde a prevenção de doenças, conscientização, exames e atividades de promoção à saúde, como a aferição de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação antropométrica com orientações de alimentação e nutrição, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites virais.

A primeira ação social integrada da Secretaria Municipal de Saúde também levou exame clínico para detecção precoce de câncer bucal, orientações e exposição sobre o aedes aegypti e suas consequências, planejamento familiar, orientação médica, divulgação e orientação sobre os serviços de assistência social, exame dermatoneurológico para busca ativa de casos suspeitos de Hanseníase (manchas, nódulos e/ ou dormências pelo corpo), sobretudo, orientações sobre os serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde.

O Centro de Prevenção e Diagnóstico do Hospital do Câncer de Barretos também esteve presente na Feira orientando e pré-agendando exames de preventivo e mamografias. O Colégio Cenar e a Universidade Anhanguera também estiveram presentes através do apoio de suas orientadoras e alunas dos cursos na área de saúde ofertados nestas instituições de ensino que atuam no Município de Nova Andradina.

Segundo os organizadores, a atividade foi um grande sucesso, pois cumpriu o objetivo de levar a Secretaria de Saúde mais próxima da população. Segundo o prefeito Gilberto Garcia, ações dessa natureza devem ser repetidas pois atende o programa de sua gestão que está centrado nas pessoas, na política de humanização do atendimento aos munícipes.

“Parabenizo os organizadores e colaboradores da 1ª Feira da Saúde na pessoa do secretário Norberto, sei das dificuldades que é atender o serviço público, principalmente na área da saúde, mas com estratégias como esta, daremos aos munícipes maior atenção, com serviços que vão até onde eles estão”, salientou o prefeito.

O evento foi coordenado pela enfermeira Simone Marega, tendo o apoio e a supervisão do secretário de saúde Norberto Fabri Junior e do subsecretário de saúde Sergio Maximiliano. Simone aprovou a iniciativa e agradeceu a todos os colaboradores que estiveram no local levando os mais diversos serviços à população.

Estiveram no evento o vice prefeito Newton Luiz de Oliveira, os vereadores Amarelinho, Wilson Almeida e a vereadora Joana Darc. Tembém compareceram o Diretor do Hospital Regional Nelson Custódio da Silva e os secretários Fabio Zanata (SEMEC) e Julliana Ortega (SEMCIAS).