Buscar

28/12/2023 às 16:00, Atualizado em 28/12/2023 às 09:59

Pix alcança marca de 4 bilhões de transações financeiras

Para 2024 a aposta do Banco Central será na nova funcionalidade do Pix Automático

Cb image default
O Pix também oferece opções como agendamento de boletos de forma recorrente. Como contas de água, luz, mensalidade, seguros, entre outras - Crédito: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Pix que em 2023 completou três anos e segundo dados do Banco Central é o preferido entre os brasileiros para transações financeiras, segue batendo recordes. São 148 milhões de usuários que fizeram ao menos uma movimentação. Somente em setembro foram quatro bilhões de transações.

A novidade para 2024 será o lançamento do Pix Automático que estará disponível para a população a partir do dia 28 de outubro conforme divulgado pelo BC. Com a rapidez e a eficiência do Pix a expectativa é que em breve ele substitua os outros meios como boleto e débito automático para Pix Automático. Para o mestre em economia Lucas Mikael, a ferramenta teve destaque significativo em comparação com sistemas semelhantes em outros países. Esse destaque reforça, segundo o especialista, a posição do Pix como uma inovação notável e bem-sucedida no cenário internacional de serviços financeiros.

“O Pix representa não apenas uma plataforma isolada, mas um epicentro para a proliferação de inovações, agindo como o cerne de um ecossistema financeiro. Com sua arquitetura flexível, o Pix não é apenas uma inovação por si só, mas também constitui uma base sólida para a interoperabilidade. Isso não só impulsiona o próprio desenvolvimento tecnológico, mas também serve como catalisador para outras iniciativas financeiras, como o Open Finance e o Drex. O Pix, assim, desempenha um papel crucial como facilitador e impulsionador de diversas inovações no setor financeiro", explica Lucas.

Além disso, o Pix também oferece opções como agendamento de boletos de forma recorrente. Como contas de água, luz, mensalidade, seguros, entre outras.

"A popularidade do Pix é sustentada por três pilares fundamentais: disponibilidade, instantaneidade e agilidade. Esses elementos combinados não apenas proporcionam conveniência aos usuários, mas também transformam a experiência de transações financeiras, contribuindo significativamente para a aceitação e adoção generalizada do Pix", reforça Lucas.

Veja as regras do Pix Automático

Os procedimentos necessitarão de autorização prévia (tanto para adesão quanto cancelamento)

Clientes (pessoas físicas) o serviço será ofertado

Empresas serão avaliadas por instituições financeiras

Não haverá cobrança de tarifas para o uso da nova funcionalidade

Atualmente é possível agendar o horário em que o Pix será realizado. O Banco Central informou que as instituições financeiras que não se adequarem a nova funcionalidade até o dia 28 de outubro de 2024, data do lançamento, podem ser multadas e sofrer punições.

Outras marcas

Em outubro deste ano o Pix bateu o recorde e superou a marca de 160 milhões de transações em 24 horas. O Banco Central afirmou que a alta demanda não comprometeu o funcionamento do sistema, que permaneceu estável durante o período.

O recorde anterior foi registrado no dia 6 de setembro, 152,7 milhões de transações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.